Tecnologia aplicada ao agendamento de máquinas auxilia agricultores

Publicado em 31/03/2021 às 17:03 - Atualizado em 31/03/2021 às 17:03

A Central de Atendimento ao Cidadão de Jacinto Machado deu início nesta quarta-feira, 31 de março, a mais um serviço público que vai auxiliar principalmente os agricultores do município. Um aplicativo vinculado ao sistema administrativo da prefeitura vai permitir que os cidadãos acompanhem o agendamento da hora/máquina, trazendo mais transparência e qualidade nos serviços prestados pelas patrulha mecanizada do governo municipal.

Agricultores de Jacinto Machado, desde esta quarta, já contam com o auxílio da tecnologia para os agendamentos e, depois, o acompanhamento de quando será realizado o serviço do maquinário da prefeitura na sua propriedade. “Antes, para saber com certeza quando o serviço seria realizado, o agricultor precisava ir até a prefeitura ou entrar em contato com um servidor. Agora, com a tecnologia, ele vai acompanhar de onde quiser e saber com total transparência quando será sua vez e quem está na fila antes dele”, descreve o prefeito João Batista Mezzari, o Gaiola.

Transparência e organização

Nesta quarta e quinta, o novo software está em processo de testes, já com agendamentos e também com cadastros das máquinas, de operadores e dos cidadãos usuários. “É o momento dos ajustes finais, para que tudo esteja de acordo com a necessidade dos munícipes”, explica Ailson Piva, assistente de tecnologia, que auxilia nos ajustes do novo software.

O sistema será interligado virtualmente através de um aplicativo que terá, de um lado, o cidadão contratante dos serviços e, do outro, o operador da máquina encarregado de efetuar o trabalho. “Vai ser muito bom. A gente vai poder acompanhar e, desse jeito, ninguém passa na frente de ninguém”, comemora a bananicultora Lenir de Fátima Melo Riço, 55 anos, moradora da comunidade de Engenho Velho, que contratou os serviços de uma restroescavadeira.

O aplicativo vai permitir, ainda, que o operador possa registrar a execução do trabalho através de fotos, o que vai contribuir também para uma maior transparência dos serviços.

Atendimento por regiões

Para a realização dos serviços, o município foi dividido em três regiões - Serra da Pedra, Pinheirinho, Água Branca -, em que cada uma delas conta com equipamentos específicos, enquanto alguns maquinários com menor demanda atenderão a todas as regiões.