---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

saúde
Prefeitura de Jacinto Machado adota estratégia para aplicação de testes rápidos para a Covid-19

Publicado em 30/06/2020 às 09:19 - Atualizado em 30/06/2020 às 09:27

 

Mesmo com o número de casos de coronavírus em Jacinto Machado estabilizados e bem abaixo da média regional, são sete até o momento, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, adotou várias medidas de enfrentamento a covid-19.

 

De acordo com o secretário de Saúde, Adilson Piva, equipes da saúde estão visitando empresas da cidade para passar informações sobre a prevenção da doença, como os protocolos de segurança em saúde e ainda é realizado o teste rápido em uma amostragem. No total, já foram realizados 100 testes. “Além de levar orientação, também estamos realizando cinco testes rápidos em casa visita. É uma medida que elaboramos, junto ao prefeito João Batista Mezzari, para rastrear e prevenir focos da doença em nosso município”. Até agora, todos os testes rápidos realizados deram negativo.  Os resultados são obtidos em apenas 15 minutos.

 

Outra ação que deu certo no município foi a triagem dos caminhoneiros e viajantes. Ao retornar ao município eles passam pelo local, que fica ao lado da Unidade de Saúde Central. Também é lá que pessoas com suspeitas de covid-19 e com sintomas gripais são atendidas. “Recebemos, diariamente, pessoas que buscam orientações e passam pela avaliação médica”, explica Piva.

 

O canal como o whatsapp também foi criado para facilitar a triagem e tirar dúvidas. No Disk Saúde (48) 91903859 a população pode entrar em contato com a equipe da Secretaria de Saúde.

 

A distribuição de máscaras ainda é realizada pela equipe da Secretaria de Saúde e a sanitização nas principais ruas da cidade e locais de maior concentração de pessoas também. “Sabemos que com o esforço de cada um poderemos superar esta fase difícil, por isso, solicitamos aos munícipes que redobre a atenção e cumpram as orientações de distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel”, reforça o prefeito João Batista Mezzari, o Gaiola.