agricultura
Curso de piscicultura capacita produtores em Jacinto Machado

Publicado em 10/09/2019 às 14:58 - Atualizado em 11/09/2019 às 08:03

A primeira turma do Curso de Piscicultura em Jacinto Machado teve início nesta terça-feira, 10, e segue até quarta, 11, em capacitação.  O curso é oferecido através da parceria entre a Prefeitura de Jacinto Machado, Secretaria Municipal de Agricultura, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sindicato dos Produtores Rurais de Jacinto Machado e Epagri.

Os 12 produtores inscritos estão aprendendo desde o local adequado para implantação do cultivo de peixe, bem como sua comercialização. “É um curso básico, com os principais conceitos e que passa orientações do dia a dia do cultivo de peixes, com aula prática e teórica”, explica o instrutor do Senar Darlan Guolo Varelo.

Segundo o secretário de Agricultura, José Antônio Cardoso, o Zequinha, o objetivo da Administração Municipal é oferecer meios de ampliação da oferta de peixe no município. “A capacitação é o primeiro passo. Foi uma solicitação do prefeito João Batista Mezzari, o Gaiola, e estamos concretizando. Nosso intuito é levar conhecimento ao produtor rural para que melhore o manejo e/ou amplie o cultivo de peixes”, reforça.

Nos dois dias de capacitação serão abordados temas como o cultivo em tanque escavado (espécies cultivadas) construção de viveiros (maneiras de construção); mercado (perfil do consumidor); custos de produção (custo e rentabilidade); e manejo (alevinos, engordar e despesca).

Na próxima semana, dias 17 e 18, uma nova turma participa do curso de Piscicultura, que tem carga horário de 16 horas. A turma já está com inscrições encerradas.