---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

saúde
Secretaria de Saúde de Jacinto Machado inicia grupo de tabagismo em junho

Publicado em 13/05/2019 às 16:08 - Atualizado em 13/05/2019 às 16:08

 

O primeiro encontro do Grupo de Tabagismo deste ano, organizado pela prefeitura de Jacinto Machado, através da Secretaria de Saúde, orientado pelo NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), inicia no dia 6 de junho, às 19h, na Unidade de Saúde Central. O grupo tem em comum o mesmo objetivo: parar de fumar.

 

O tratamento completo é disponível pelo SUS e envolve métodos que vão desde o aconselhamento oferecido nas palestras até o uso de medicamentos e reposição de nicotina. Os tabagistas do grupo têm acesso às informações, reuniões de apoio, consultas, acompanhamento da saúde e acompanhamento psicológico, se necessário.

 

Com a ajuda dos grupos, em média, cerca de 30% dos participantes conseguem largar o vício do cigarro. Quando sozinhos esse número cai para apenas 3%. “Nós damos o apoio necessário para quem quer largar o cigarro”, afirma a coordenadora do Nasf, a psicóloga Ieda Machado.

 

Para o tratamento é disponibilizado para os participantes: apoio psicológico com Ieda Machado, farmacêutica Laís Crescêncio e médico com Gabriela Kaori Wassano, além de adesivos e medicação, conforme necessidade para auxiliar no abandono do cigarro.