social
XI Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente de Jacinto Machado tem grande participação

Publicado em 01/11/2018 às 10:14 - Atualizado em 01/11/2018 às 10:14

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Jacinto Machado, realizou na última quinta-feira, dia 25, em conjunto com os municípios de Ermo e Turvo, a XI Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o tema “Proteção Integral, diversidade e enfrentamento das Violências”.

A conferência ocorreu no Centro de Convivência da Terceira Idade de Jacinto Machado e contou com a presença de adolescentes, bem como de profissionais da rede de atendimento à criança e ao adolescente (assistência social, saúde, educação), Conselho Tutelar, Câmara de Vereadores, associações comunitárias e comunidade em geral.

A condução dos trabalhos foi realizada pela assistente social Ana Sílvia Simon. A palestra proferida por ela, refletiu sobre os principais pontos abordados em cada eixo temático da conferência, de modo que todos os participantes puderam expressar suas opiniões e escolher propostas que venham ao encontro das necessidades das crianças e adolescentes do nosso município.

Após a discussão dos grupos de trabalho, votação e aprovação das moções e propostas, deu-se início ao processo de escolha dos Delegados, responsáveis pela representação do município na Conferência Estadual que ocorrerá em Florianópolis em 2019.

Para a presidente do CMDA, Regina Patel, o objetivo maior foi avaliar as ações já existentes e proporcionar novas ações que valorizem a criança e o adolescente. “A conferência foi muito importante porque trabalhamos os cinco eixos temáticos, reafirmando a importância de espaços como este para a estimulação da participação social de crianças e adolescentes, contribuindo não apenas com o seu desenvolvimento pessoal, mas com o desenvolvimento da comunidade em que esses jovens estão inseridos”, afirmou.