saúde
PROTOCOLO DE CONDUTA PARA CASOS SUSPEITOS DE CORONAVÍRUS

Publicado em 22/05/2020 às 16:45 - Atualizado em 22/05/2020 às 16:45

A Prefeitura de Jacinto Machado, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, segue o protocolo do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde (Nota Técnica Conjunta nº 002/2020 – COSEMS/SUV/SPS/SES/SC – COE).

PORTADO É CASO SUSPEITO PARA CORONAVÍRUS (COVID-19):

SÍNDROME GRIPAL (SG): indivíduo com quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre (na suspeita de COVID-19, a febre pode não estar presente), mesmo que relatada, acompanhada de tosse OU dor de garganta OU coriza OU dificuldade respiratória.

• EM CRIANÇAS (MENOS DE 2 ANOS DE IDADE): além dos itens anteriores, considera-se também obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico.

• EM IDOSOS: a febre pode estar ausente. Deve-se considerar também critérios específicos de agravamento como sincope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência.

SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE (SRAG): Síndrome Gripal que apresente: dispneia/desconforto respiratório OU pressão persistente no tórax OU saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente OU coloração azulada dos lábios ou rosto.

• EM CRIANÇAS: além dos itens anteriores, observar os batimentos de asa de nariz, cianose, tiragem intercostal, desidratação e inapetência.

CRITÉRIO PARA FAZER O TESTE:

RT-PCR: A coleta deve ser realizada ATÉ o sétimo dia de início de sintomas (preferencialmente entre o 3° e 5° dia). Em pacientes internados, o período para coleta pode ser estendido. O resultado demora de 3 a 4 dias.

TESTE RÁPIDO: APÓS o sétimo dia de início dos sintomas. (Somente para profissionais da saúde)

VIAJANTES PASSEM POR TRIAGEM
Para quem viajou para cidades em que existe uma maior circulação do vírus, a recomendação é de que, na volta para Jacinto Machado, passe para fazer uma triagem com profissionais de saúde. Lá eles irão aferir pressão, saturação e medir a febre. Somente os casos que se enquadrarem no protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde serão coletados para exame do covid-19.