saúde
Saúde de Jacinto Machado promove palestra sobre prevenção ao suicídio

Publicado em 25/09/2018 às 10:57 - Atualizado em 25/09/2018 às 10:57

Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio, chamado também de Setembro Amarelo. O assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação. Para tratar do tema, a  Secretaria Municipal de Saúde de Jacinto Machado, através do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) promoveu a palestra sobre a Sensibilização e Valorização à Vida, com Marcos Vieira e Andreia da Silveira Gonçalves, voluntários da Rede de Valorização à Vida, de Criciúma

Cerca de 100 pessoas acompanharam a palestra, que teve como foco a valorização, a orientação e a sensibilização com propósito de valorização à vida e prevenção ao suicídio. “Ao contrário do que a maioria imagina, as pessoas com tendência ao suicídio demonstram sinais que requerem atenção e cuidados. É muito importante que exista o apoio àquela pessoa para que ela se sinta protegida, amada e com possibilidades de seguir adiante seu caminho”, ressaltou Andreia.

O secretário de Saúde, Francisco de Assis Aguiar, o Sy, participou do encontro e reforçou a necessidade de se debater sobre o assunto. “Somente com apoio e orientações, bem como a desmistificação de alguns preconceitos que existem em torno do tema, é que poderemos prevenir o suicídio”, lembrou.

A psicóloga e coordenadora do Nasf, Ieda Maria Machado, agradeceu a participação da comunidade e dos palestrantes. “Falar sobre o tema é o melhor caminho”.